quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Abertura Oficial Blog MYVTMI Belo Horizonte

A primavera é o período de plena renovação, segundo os sábios chineses. O próprio ano novo na China (em 10/02/13) se inicia nesta auspiciosa estação. Aqui no Brasil, tal época começou no último setembro. Foi justamente neste período que a Moy Yat Ving Tsun de Minas Gerais, dirigida pelo Mestre Anderson Maia, realizou três grandes feitos: o primeiro, a mudança de endereço, em setembro, com sede agora no bairro Sion da capital mineira. Em segundo, já no mês de outubro, a turnê à China, para o projeto A Bordo do Junco Vermelho. E na volta da Ásia, a parada foi a Espanha, para a inauguração do primeiro núcleo MYVTMI na Europa. E por fim, a viagem em dezembro para New York - EUA, para a convenção mundial do grande Clã Moy Yat. 
Acompanhe agora as notícias da primavera de 2102 da Moy Yat Ving Tsun Núcleo Belo Horizonte:

Comitiva Brasileira em visita à China

Grão-Mestre Ip Ching com a comitiva brasileira, em sua residência, em Hong Kong (out-2012). Da esq. para dir. (em pé): Paulo de Figueiredo, Pedro Gontijo, Leonardo Mordente, Peter Hutchinson, Wing Cheng, Anderson Maia e Julio Camacho.
A segunda etapa do projeto A Bordo do Junco Vermelho ocorreu durante todo o mês de outubro. Formada pelos mestres Anderson Maia, Julio Camacho e Leonardo Mordente, contando ainda com a assistência dos tutores Peter Hutchinson, Pedro Gontijo e Paulo de Figueiredo, a comitiva brasileira teve raras oportunidades de pesquisa, visitando cinco cidades: Hong Kong, Macau, Foshan, Guangzhou e, por fim, a histórica Vila Gulo:

1. HONG KONG
Contando com dois anfitriões, residentes da famosa ilha sino-britânica, o mestre sênior Micky Chan e o sr. Wing Cheng, ambos discípulos diretos do Grão-Mestre Moy Yat, a visita à Hong Kong rendeu raros encontros, com antigos discípulos do Patriarca Ip Man, complementando a primeira visita do projeto nesta cidade, no ano de 2009. A principal entrevista foi, sem dúvida, com o Grão-Mestre Ip Ching, filho do Ip Man, que reside na histórica residência do patriarca. Tal local, há mais de quarenta anos, é dedicado ao Ving Tsun da família Ip.
Mestre Micky Chan e Sr Wing Cheng, anfitriões na China da Família Moy Yat.
A pesquisa em Hong Kong se estendeu para todas as regiões que formam o território, desde Hong Kong Island, onde viveu Ip Man quando jovem, até New Territories, local da lápide do patriarca, passando pela populosa Mongkok, região onde a história do Ving Tsun se deu, desde os anos 50.
Os brasileiros na tradicional visita á lápide do Patriarca Ip Man.
2. MACAU
Macau foi colônia da então coroa portuguesa por séculos, deixando até os dias de hoje marcas da cultura Lusa, além do idioma português.
A rua das Estalagens, em Macau. Local de estada do Patriarca Ip Man, em 1949.
A ligação desta ilha com o Ving Tsun se deu com a passagem do patriarca Ip Man, em 1949, quando fugia da revolução comunista, na China, rumo à Hong Kong. Apesar da breve moradia do patriarca em Macau, ela foi suficiente para estabelecer laços com algumas pessoas, fazendo Ip Man voltar por diversas vezes, ao longo da década de 50 e 60, para transmitir o Ving Tsun para um restrito grupo, que formava o círculo marcial da ilha luso-chinesa.

3. FOSHAN
Meca do Ving Tsun por tantos séculos, revisitar Foshan foi uma experiência fantástica para a comitiva do projeto A Bordo do Junco Vermelho.
Vivendo uma revolução contemporânea, em busca da "nova China do século XXI", a grande cidade do sul da China vem sofrendo uma dinâminca alteração de cenário, da arquitetura à cultura, fazendo muitos sítios dos ancestrais do Ving Tsun se perderem com as mudanças.
O segundo Museu de Ip Man, em Foshan. Prova da importância do patriarca em sua terra natal.
Por outro lado, os viajantes puderam comprovar como a China se renova e, ainda assim, consegue manter sólida sua cultura marcial e sua tradição de passar o conhecimento, dentro da estrutura familiar. Prova disto foi visitar os museus dedicados à Ip Man - hoje já são dois em Foshan - reconstruindo a história deste importante 'herói' do Kung Fu, por todo o século XX.
Ao mesmo tempo que antigas paredes caem e novas construções são erguidas para preservar o legado do Ving Tsun, vê-se esta passagem também com o círculo marcial, onde idosos e valorizados mestres estão convivendo com uma nova geração de praticantes, chineses e estrangeiros, em busca das raízes e da história da arte.
Grão-Mestre Lun Gai, em sua residência, prestando raras informações à pesquisa.
A comitiva brasileira teve como anfitriã a mestra Ip Ji Jue, renomada discípula do Grão-Mestre Lun Gai, o mais antigo discípulo de Ip Man ainda vivo em Foshan. Dentre tantas visitas, as principais foram a residência deste referido Grão-Mestre, e também a residência do Mestre Gwok Wai Jan, para prestar respeito ao falecido Grão-Mestre Gwok Fu, discípulo de Ip Man e colega de Lun Gai, desde a década de 30.
Mestre Gwok Wai Jan, filho do lendário Gwok Fu, recebendo a comitiva em sua residência.
4. GUANGZHOU
Guangzhou é a capital da província de Guangdong e a terceira maior cidade da China, com mais de dez milhões de habitantes. Pela proximidade com a cidade-centro do Ving Tsun, a capital cantonesa guarda importantes relações com o círculo marcial de Foshan.
Os atores de ópera recebendo a comitiva em frente à escola de Guangzhou.
A principal atração para o projeto A Bordo do Junco Vermelho em Guangzhou foi visitar uma importante escola de atores de ópera, que guarda a tradição de treinar os atores guerreiros, papel representado pelos ancestrais do Ving Tsun, nos séculos XVIII e XIX.

A extinta King Fa Wui Gun, nome da organização que representou a relação Ving Tsun-Ópera Cantonesa na antiguidade, em Foshan, deu lugar à Baat Woh Wui Gun, atual e referida associação visitada em Guangzhou.

5. VILA GULO
Nas últimas décadas, a Vila Gulo, localizada em Heshan, próximo à Foshan, vem ganhando notoriedade no Ving Tsun mundial, por representar uma peculiar etapa da trajetória do ancestral Leung Jaan, o "Rei do Ving Tsun", no século XIX.
O Patriarca Leung Jaan foi nascido na Vila Gulo e, ao aposentar-se, decidiu viver novamente na sua terra natal, passando a ensinar o Ving Tsun para alguns dos seus próximos.
Anfitriões da Vila Gulo, na antiga residência do patriarca Leung Jaan. Ao centro, Ginno Wong.
A herança marcial deixada pelo Dr. Leung Jaan se mantém até os dias atuais. Todo este cenário vivo do Ving Tsun de Gulo, esta centrado numa antiga construção, uma legítima mansão chinesa, onde viveu o sexto patriarca do Ving Tsun.
Leonardo Mordente, do Brasil, e Gu Man Fung, da Vila Gulo. Ambos pesquisadores sobre Leung Jaan.
O objetivo maior do projeto A Bordo do Junco Vermelho em Gulo foi realizar um encontro entre Leonardo Mordente e Gu Man Fung, ambos pesquisadores da história do Ving Tsun, sendo este último nascido na Vila Gulo e especialista sobre a vida do patriarca Leung Jaan.
O Sr. Ginno Wong, discípulo do patriarca Ip Man, foi o nosso anfitrião na visita à histórica vila.

Primeiro núcleo MYVTMI na Europa

A Europa passa agora a ter um núcleo licenciado da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence. A cidade elegida foi Madri, capital da Espanha.
A primeira foto oficial do Clã Moy Yat Sang na Europa - Núcleo Madri, Espanha.
Sob a liderança do Mestre Marcelo Navarro, um dos mais notáveis discípulos do Mestre Sênior Leo Imamura, a primeira visita deste último à Europa serviu para mostrar como preservar o Ving Tsun dentro dos preceitos do Grão-Mestre Moy Yat. O Ving Tsun (Wing Chun) já é uma arte muito divulgada por todo o continente. Cabe agora à Moy Yat Ving Tsun de Madri dar uma nova apresentação do Sistema ao círculo marcial europeu.
Mestre Leo Imamura outorgando o título de Mestre ao seu discípulo, Marcelo Navarro (Moy Ma Siu Lo).
Na visita, o líder do Clã Moy Yat Sang realizou a cerimônia de inauguração e a titulação oficial de Mestre ao diretor do Núcleo Madri, Marcelo Navarro (Moy Ma Siu Lo).

Inauguração da oitava sede em Belo Horizonte

Em 1990, Mestre Anderson Maia iniciava sua trajetória na Família Moy, sendo admitido ainda no primeiro local de transmissão do Ving Tsun em Minas Gerais, na região da Pampulha.

De lá para cá, somam-se mais de vinte anos, com oito mudanças de endereços, passando pelo centro de Belo Horizonte (1991), seguida da avenida do Contorno (1994), até ganhar a Savassi, fixando neste bairro por exatos 15 anos, entre 1997 e 2012. Em setembro deste ano, o Núcleo Belo Horizonte da MYVTMI ganha uma nova casa, no Bairro Sion.
Leo Imamura, Vanise Imamura, Anderson Maia e Carla Maia. Líderes inaugurando o Núcleo Belo Horizonte.
A oitava cerimônia de inauguração de um Mo Gun (núcleo marcial), sob a direção do Mestre Anderson Maia, se deu mediante a presença dos líderes do Clã Moy Yat Sang - Mestre Leo Imamura e Dr. Vanise Imamura. Mestre Anderson Maia e sua esposa, Sra. Carla Maia, receberam dezenas de convidados, que lotaram o recinto para prestigiar mais esta conquista da Família Moy.
Ana Carolina, Paulo Nolli, Daniel Balparda, Pedro Naves e Pedro Gontijo. Reconhecidos diretamente pelas 1a. e 2a geração de mestres.
A inauguração foi coroada pela cerimônia de discipulado (Baai Si), sendo reconhecido novos membros da Família Moy On Da San, sendo estes ingressos legítimamente na árvore genealógica do Ving Tsun Kuen, da linhagem Moy Yat, reconhecidos pelas três últimas gerações de mestres.

Viagem à New York para encontro do Clã Moy

Todo ano, desde o falecimento do Grão-Mestre Moy Yat, em 2001, o aniversário da viúva deste saudoso mestre, Sra. Helen Moy, tornou-se o evento para que todos os descedentes desta linhagem se encontrem, renovando os laços da Família Moy. Ele sempre ocorre no mês de dezembro.
A líder do clã Moy, Helen Moy, laudeada por alguns convidados do aniversário.
O Brasil tem participação ativa neste evento desde o início, tendo o Mestre Leo Imamura o cuidado de participar da organização, levando consigo alguns discípulos, para ter, em New York, àquilo que ele  desfrutou com o Grão-Mestre Moy Yat em vida: a chamada "vida kung fu", a experiência de convívio para aprimorar a compreensão do Ving Tsun, como um modo de vida.
Tradicional visita à lápide do Grão-Mestre Moy Yat. Tributo ao fundador da linhagem.
Mestre Anderson Maia teve a aportunidade de viajar com o seu mentor em algumas edições deste evento, nos Estados Unidos. Em 2012, foram oito membros brasileiros que viajaram para o aniversário da atual líder máxima, Sra. Helen Moy. O inédito desta ocasião, foi a participação ativa do discípulo Daniel Balparda, o primeiro membro brasileiro de décima segunda geração a viajar para New York e participar deste grande encontro da linhagem Moy Yat mundial.
Visita à Moy Yat Ving Tsun da Philadelphia, a maior escola da linhagem no mundo.
Além do aniversário, houveram visitas as escolas do Brooklin, Manhathan e Queens, prestigiando os mestres seniores William Moy, Henry Moy e Miguel Hernández, todos de New York. Por fim, uma  calorosa visita ao mestre Pete Pajil, na Philadelphia, completou a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário